A sustentabilidade no Salão do Móvel de Milão

As marcas nacionais apresentaram um amplo uso de matérias-primas naturais e recicláveis, processos de fabricação mais limpos e reaproveitamento de materiais

Como esperado, a sustentabilidade foi uma das principais pautas do Salão do Móvel de Milão em 2023. No ano em que a feira recebe a certificação ISO 20121, atestando sua preocupação e a adoção de estratégias sustentáveis na realização do evento, as empresas expositoras também demonstram maior preocupação com o meio ambiente, em especial, as marcas brasileiras.

Bem avançada nesta discussão, a indústria brasileira de mobiliário está entre as que mais apresentam certificações que comprovam práticas de sustentabilidade: cerca de 98% das empresas exportadoras têm ao menos um tipo de certificação. Além disso, nosso setor faz parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas e segue o Guia de Sustentabilidade.

 

A importância dada ao assunto é visível na curadoria de peças levadas ao Salone del Mobile e nos estandes do Brazilian Furniture, uma iniciativa da ABIMÓVEL e da ApexBrasil. "A competitividade do mobiliário brasileiro está na criatividade dos seus designers, na riqueza em recursos materiais, bem como no trabalho artesanal aplicado às peças. Seja tratando das mais de 20 mil espécies de madeiras nativas, da lã, das fibras, das rochas, seja entre tantas outras matérias-primas", afirma Irineu Munhoz, presidente da ABIMÓVEL.

A coleção Timeless, lançada pela Ornare durante o Salão do Móvel, por exemplo, resgata o uso da madeira maciça certificada, um material renovável e biodegradável. "Estamos vivendo um período onde a sustentabilidade e a valorização do que é duradouro e atemporal se tornaram fundamentais. A nova coleção é uma resposta a esse novo contexto, com móveis feitos para durar, atravessar décadas e continuarem relevantes", afirma Esther Schattan, sócia-fundadora da Ornare.

Fonte: revistacasaejardim

Anterior
Anterior

MODA E ÁGUA: COMO MARCAS REPENSAM SEU IMPACTO NA NATUREZA

Próximo
Próximo

ONU assinala Dia Internacional da Mãe Terra com apelo por preservação