A XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) será realizada em Santos, no Brasil, de 18 a 22 de julho de 2022.

A XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) será realizada em Santos, no Brasil, de 18 a 22 de julho de 2022.

O evento, que reúne prefeitos e representantes dos setores culturais e criativos, será uma oportunidade para partilhar ideias e projetos inovadores e criar novas sinergias em torno do tema “Criatividade, caminho para a igualdade”. 

Os participantes terão, ainda, a oportunidade de fazer um intercâmbio de seus pontos de vista, experiências e iniciativas sobre a criação de condições propícias para tornar as cidades mais inclusivas e igualitárias.

A XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UNESCO Creative Cities Network – UCCN) será realizada em Santos, no Brasil, de 18 a 22 de julho de 2022.

A conferência reunirá representantes dos setores culturais e criativos e prefeitos das cidades-membros da UCCN com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável por meio da cultura e da criatividade.

Organizada pela UNESCO em colaboração com a cidade de Santos, Cidade Criativa de Cinema da UNESCO desde 2015, a Conferência Anual UCCN 2022 será uma oportunidade para partilhar ideias e projetos inovadores e criar novas sinergias em torno do tema “Criatividade, caminho para a igualdade”. 

As cidades-membros serão convidadas a destacar suas respectivas experiências e boas práticas e ilustrar as várias maneiras pelas quais as indústrias culturais e criativas são alavancadas em âmbito local por meio da colaboração intermunicipal para revitalizar áreas urbanas, desde centros históricos até o entorno urbano. 

Os participantes da Conferência Anual terão, ainda, a oportunidade de fazer um intercâmbio de seus pontos de vista, experiências e iniciativas sobre a criação de condições propícias para tornar as cidades mais inclusivas e igualitárias, alinhadas às prioridades globais da UNESCO.

Durante a pandemia, as cidades de todo o mundo tiveram que responder a crise ao destacar o seu papel central na resposta aos desafios contemporâneos, mas também para garantir o cumprimento das várias oportunidades que surgiam do seu posicionamento como plataformas estratégicas de inovação e criatividade. Esse contexto sem precedentes abriu um diálogo renovado sobre a contribuição substancial das indústrias culturais e criativas para a recuperação e o desenvolvimento em escala local e mundial. 

No desenvolvimento urbano centrado nas pessoas, os cidadãos representam um recurso essencial e valioso para a criatividade e a inovação. Portanto, é de primordial importância nutrir ambientes urbanos inclusivos, de modo a enfrentar os diferentes desafios contemporâneos e emergentes com soluções criativas e sustentáveis.

  Fonte: UNESCO

Objetivos que apoiamos através desta iniciativa

 

 

 

Anterior
Anterior

A FILDA 2022 PROMOVE AS TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS COMO FACTOR DO DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA

Próximo
Próximo

ESG na prática: Conheça iniciativas de sustentabilidade empresarial.