Conheça o couro de cacto, o couro vegano feito de plantas

O couro de cacto é um material de base biológica e alternativa para o couro de animais. Conhecido por sua respirabilidade, diferentemente de outros tipos de couro vegano, o material pode ser utilizado na confecção de bolsas, móveis, sapatos, e peças de vestuário.

No entanto, é importante ressaltar que o uso do termo “couro” nessa aplicação é meramente popular e não está correto de acordo com a Lei 4.888, de 1965.  A utilização do termo couro associado a produtos que não sejam obtidos exclusivamente de pele animal para a comercialização é proibida.

Desse modo, a invenção do material à base de cacto é da marca mexicana Desserto, que divulgou o projeto em 2019. Ele é feito a partir das folhas de um tipo específico de cacto, o opuntia ficus-indica, também conhecido por Figueira da Índia, que é abundante no México.  

Após a extração das folhas, elas são limpas, esmagadas e deixadas no Sol para secar por pelo menos três dias. Quando estão secas, as fibras são separadas e a proteína da planta é extraída e utilizada para fazer a confecção de uma bio-resina líquida. Essa resina é despejada em um material de suporte e misturada com outros ingredientes, como algodão ou poliéster, para que vire o couro de cacto.

Anterior
Anterior

Cúpula do clima na linha de frente: o que a COP27 significa para a África

Próximo
Próximo

Nanushka celebra a inovação e apresenta um novo tecido substituto do couro