Conheça os 3 edifícios mais sustentáveis do mundo

A sustentabilidade é um tema que vem tomando conta do universo da arquitetura – e não à toa. Profissionais da área buscam, cada vez mais, diminuir os impactos ambientais de seus projetos e construir edifícios que possam, de alguma forma, contribuir para a regeneração do planeta.

 Na foto, edifício Villa M com fachada verde, em Paris. Projeto de Triptyque Architecture (Foto: Divulgação/Michel Denancé)

Criada pela ONG norte-americana U. S. Green Building Council (USGBC), a Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é uma certificação concedida a construções que são consideradas sustentáveis, de acordo com critérios de racionalização de recursos naturais – como água e energia, por exemplo.

 

Segundo o site oficial da USGBC, edifícios que possuem a certificação LEED economizam dinheiro, melhoram a eficiência, reduzem as emissões de carbono e criam lugares mais saudáveis para as pessoas. Essa certificação pode ser de quatro diferentes níveis, de acordo com a pontuação alcançada pela construção em determinados critérios de sustentabilidade.

Quer conhecer alguns dos empreendimentos mais sustentáveis ao redor do mundo? Abaixo, listamos três deles e contamos um pouco sobre como cada um contribui para um planeta melhor no futuro. Confira!

1. Vancouver Convention Centre West – Vancouver, Canadá

Edifício possui o maior telhado verde do Canadá (Foto: Divulgação)

Este é o primeiro centro de convenções com certificado LEED Platinum duplo em todo o mundo. Projetado por LMN Architects, O amplo edifício atravessa terra e mar, combinando passarelas, espaços públicos e praças com lojas, além de instalações de arte e espaços para eventos.

O prédio possui o maior telhado vivo do Canadá que atua como isolante, reduzindo os ganhos de calor no verão e as perdas de calor no inverno. Sistemas de tratamento de água e aproveitamento de luz natural somam-se às iniciativas de sustentabilidade do edifício, além de ações que foram tomadas para a melhoria da qualidade da água de seu entorno.

2 - One Vanderbilt – Nova York, Estados Unidos

One Vanderbilt é um dos 30 prédios mais altos de todo o mundo (Foto: Getty Images)

Um dos 30 prédios mais altos do mundo, o One Vanderbilt foi construído por Kohm Pedersen Fox Associates e possui uma série de recursos verdes. O edifício possui certificações LEED v3 Platinum e LEED v4 Gold, e o aço utilizado para a construção da torre possui 90% de origem reciclada.

Além disso, o arranha-céu conta com sistema para coleta de água da chuva e sua fachada de vidro possui alto desempenho e capacidade de regular a temperatura de todo o edifício, diminuindo a necessidade de resfriamento ou aquecimento artificiais.

3. Olympic House – Lausanne, Suíça

Olympic House é conhecido como um dos edifícios mais sustentáveis do mundo (Foto: Divulgação/3XN Archtects)

Olympic House é conhecido como um dos edifícios mais sustentáveis do mundo. Com forma inspirada no movimento de um atleta, o prédio combina altos padrões em projeto arquitetônico com uma abordagem holística de sustentabilidade, considerando todos os aspectos do processo de projeto, construção e coordenação.

Localizado perto do Lago Genebra, na Suíça, o edifício usa bombas para reaproveitar a água do lago e, assim, fornecer energia renovável para uso interno. Além disso, energia, água, eficiência térmica, acústica, materialidade e efeito na economia local foram considerados em todo seu processo de elaboração para que desgastes mínimos fossem causados ao meio ambiente. 3XN Archtects foram os responsáveis pelo projeto.

fonte: https://casavogue.globo.com/um-so-planeta/noticia/2022/04/conheca-os-6-edificios-mais-sustentaveis-do-mundo.html

 

Anterior
Anterior

Valência, cidade mais sustentável do mundo!

Próximo
Próximo

L'Aquàrium de Barcelona