DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE ALAVANCA

O Dia Mundial do Meio Ambiente pode ser rastreado até um mês de junho de muito calor em Estocolmo, na Suécia, há 50 anos. Foi quando aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Considerada como a primeira cúpula ambiental global, foi onde se consolidou a ideia de criar um Dia Mundial do Meio Ambiente, com a primeira celebração ocorrendo em 1974.

Desde então, o evento anual, que acontece sempre no dia 5 de junho, ajudou a celebrar o planeta e a destacar os perigos que ele enfrenta. Especialistas dizem que isso também impulsionou mudanças, ajudando na criação de tratados globais que abrangem várias agendas, desde poluição plástica até desperdício de alimentos.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente oferece uma plataforma para a ação coletiva”, disse Atif Ikram Butt, chefe de Advocacy e Comunicação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). “Ajuda a amplificar vozes e fortalecer a ação dos participantes para impactar a mudança.”

O Dia Mundial do Meio Ambiente surgiu em um momento de crescente preocupação com o impacto da humanidade no planeta. Uma série de desastres ambientais na década de 1960 – desde secas e desmoronamento de minas até poluição e envenenamento em massa de peixes – aumentou a conscientização sobre a fragilidade do meio ambiente. Essa fragilidade foi ilustrada pela icônica foto da Terra chamada "Earthrise", de 1972, tirada pela missão Apollo 8 - a primeira foto colorida do nosso planeta vista do espaço.

A Suécia é a anfitriã do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano e o tema é Uma Só Terra, com foco na necessidade de vivermos de forma sustentável em harmonia com a natureza. É uma homenagem à Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972 e um lembrete de que os recursos do planeta são finitos e estão diminuindo.

 https://www.youtube.com/watch?time_continue=24&v=UzKfws7SXEA&feature=emb_title

O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano encontra o planeta enfrentando uma tripla crise de mudanças climáticas, perda de natureza e biodiversidade, e, poluição e resíduos. À medida que essas crises se tornaram mais agudas, a mensagem deste dia torna-se mais urgente. Espera-se que o envolvimento alcance centenas de eventos e ações em todo o mundo, desde um rali de veículos elétricos no Cairo a um enorme Cyclathon em Mumbai e uma unidade de lixo eletrônico em Bucareste.

Fonte: UNEP.ORG

Anterior
Anterior

Alerta para impactos da degradação ambiental

Próximo
Próximo

Conferência dos Oceanos pedirá mais ação por biodiversidade e contra poluição plástica