O que esperar da COP 28, em Dubai?

A COP 28 – 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), está prevista para acontecer no final deste ano, a partir de 30 de novembro. O evento segue até o dia 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e a expectativa, de acordo com o Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC), é de que mais ações concretas ocorram, em comparação com a COP 27, quando muitas negociações ficaram ainda no papel.

Os Emirados Árabes – anfitriões da COP 28 – estão posicionados, oficialmente, para serem beneficiados com a transição energética. Acredita-se que o ponto chave da COP 28 seja a discussão em torno do Acordo de Paris, e como as nações colocaram em prática as ações previstas por esse acordo, que tem como finalidade limitar a elevação da temperatura do planeta a 1,5°C, até 2050.

O presidente da COP 28, Sultan Al Jaber, quer atingir a marca de US$ 100 bilhões no fundo para transição climática durante o encontro. A meta foi estabelecida durante a COP15 e esse fundo tem como prioridade ajudar nações menos favorecidas na transição climática. 

Mudanças climáticas

O Relatório Síntese do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), apresentado em março (2023), alertou o mundo sobre possíveis tragédias relacionadas ao clima e a imprevisibilidade se nada for feito. Para Paulo Artaxo, professor da USP, o relatório colocou de forma “muito urgente a necessidade de uma ação pelos governos, empresas e sociedade como um todo”.

De acordo com Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, o relatório aponta a necessidade de os países intensificarem suas ações. “Apesar de haver progresso para reduzir os riscos, estamos mal preparados para enfrentar as ameaças climáticas. Nossa capacidade de adaptação já está esgotada e nossos esforços não são mais suficientes, visto que a previsão para a primeira metade da década de 2030 é termos a temperatura aumentada em cerca de 1.5°C.”, apontou.

O Acordo de Paris

O Acordo de Paris ou Acordo do Clima, foi assinado em dezembro de 2015, durante a COP 21. O grande objetivo foi limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius até 2020, atingindo no máximo 2 graus até 2050. O assunto também foi discutido durante a COP26.

Alguns pontos importantes do Acordo de Paris para entender os desdobramentos das ações tomadas (ou não), a partir da assinatura que uniu todos os países no enfrentamento das mudanças climáticas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global, são:

  • Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs): cada país deve estabelecer metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e torná-las públicas.
  • Revisão das NDCs: as NDCs devem ser revistas a cada cinco anos. Espera-se, a cada revisão, que os países aumentem, de fato, as ações para redução de emissões.
  • Transparência: cada país deve fornecer informações detalhadas sobre as emissões de gases de efeito estufa, assim como aumentar esforços de mitigação. 
  • Financiamento climático: países desenvolvidos devem ajudar países subdesenvolvidos com o financiamento de projetos para realizar ações de mitigação e adaptação.
  • Tecnologia: todos os países devem colaborar na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias que visam a transição energética.

Emirados Árabes: sede da COP 28

emirados arabesOs Emirados Árabes Unidos contam com uma infraestrutura desenvolvida para receber grandes eventos. A rede hoteleira está consolidada e o suporte para a área de mobilidade urbana permite o acesso de visitantes a várias cidades. 

Com os destaques de Dubai e Abu Dhabi, outros cinco Emirados compõem o conjunto dos Emirados Árabes, que estão entre os maiores produtores de petróleo do mundo. O petróleo é, aliás, responsável por um terço do produto interno bruto (PIB). Cerca de 13% das exportações dos Emirados Árabes vêm diretamente desse mercado.

Anterior
Anterior

COP 28: 'Queremos compartilhar conhecimento e experiência de quem sabe proteger a natureza

Próximo
Próximo

Entrevista sobre a Sustentabilidade Regenerativa