Os oceanos estão em apuros!

As soluções para um oceano gerido de forma sustentável envolvem tecnologia verde e usos inovadores dos recursos marinhos. Incluem também as ameaças à saúde, à ecologia, à economia e à governação dos oceanos – acidificação, lixo marinho e poluição, pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, e a perda de habitats e biodiversidade.

A resistência e resiliência dos oceanos não são infinitas. Não devemos continuar a assumir que os oceanos podem perpetuar a absorção dos efeitos da atividade humana, indefinidamente, ao mesmo tempo que continuam a providenciar os seus benefícios vitais.

Os oceanos estão em apuros. Estão a aquecer, a subir e a acidificar – mudanças que estão a limitar drasticamente a sua capacidade de sustentar a vida debaixo de água e em terra. São necessários cortes profundos nas emissões de gases de efeito estufa para limitar e reverter o declínio da saúde dos oceanos.

Embora em risco, os oceanos também são fundamentais para reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa e estabilizar o clima da Terra. A ação climática baseada nos oceanos, apoiada por vontade política e investimento em tecnologia, permitirá que os oceanos se tornem o nosso maior aliado na luta contra as alterações climáticas.

 

A reciclagem vai realmente ajudar a reduzir a poluição plástica nos oceanos?

R: Sim. Como 60 a 90% do lixo marinho é composto de diferentes polímeros plásticos, uma das principais soluções para lidar com a poluição marinha nos nossos oceanos seria reduzir a nossa pegada de plástico, inclusive através de esforços para reutilizar e reciclar todo o plástico em vez de o descartar após uma utilização, bem como implementar uma melhor recolha de resíduos nas nossas costas.

 

Anterior
Anterior

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Próximo
Próximo

Alterações climáticas