7 lições de Vivienne Westwood, ícone da moda, sobre sustentabilidade

Há poucos ícones genuínos de sustentabilidade no espaço da moda. Por isso, a devoção inabalável de toda a vida de Vivienne Westwood em melhorar o mundo, muitas vezes por meio da indústria, lhe rendeu não apenas legiões de fãs - e, por sua vez, compradores - mas também uma "Damehood" (em tradução livre para o português, uma honraria) por seus serviços prestados à moda.

Sua estética instantaneamente reconhecível e dedicação leal em fazer roupas para embelezar corpos de mulheres reais a tornaram um verdadeiro ícone dentro da indústria. Mas graças a uma vontade inata de questionar a ordem estabelecida, Vivienne sempre foi muito mais do que uma estilista.

Desde o seu falecimento, em dezembro de 2022, os fãs lamentam a perda de um ícone, mas muitos outros foram recentemente apresentados ao lado consciente e instigante da ativista.

Aqui está nossa escolha de sete mantras memoráveis ​​de Dame Vivienne Westwood para encorajar uma mentalidade mais sustentável em 2023:

Vida sustentável
Este deve ser um mundo em que as pessoas vivam em vez de morrer; um mundo sustentável. Pode ser ótimo.

Compra consciente
Compre menos. Escolha bem. Faça durar. Qualidade não é quantidade. Todo mundo está comprando roupas demais.

Na medida certa
Não sou uma mulher muito aquisitiva. Eu nunca desperdiço comida. Se você prepara sua própria comida, você se envolve com o mundo, tem um sabor vivo. Tem um gosto bom.

Reparar
Quando eu era pequena, aprendia a costurar todos os buracos nas coisas, cerzir meias, mas agora ninguém mais conserta.

Upcycling
Ainda nos anos 70, encontramos acervos antigos de roupas dos anos 50 nunca usadas e repensamos. Comecei a me ensinar a fazer roupas com esse tipo de fórmula.

Só o necessário
Tenho muitos produtos e estou tentando controlá-los. Eu gostaria que você não tivesse que projetar com tanta frequência; seria bom se você pudesse continuar vendendo as mesmas coisas por alguns anos e não ter que fazer coisas novas o tempo todo.

Ficou inspirada? Expanda seu conhecimento sobre temas relacionados à sustentabilidade em outras matérias aqui.

Anterior
Anterior

Mama Cax, modelo negra homenageada pelo Google

Próximo
Próximo

A difícil missão de medir a sustentabilidade