Acordo mundial para acabar com a poluição plástica

https://theorquidea.com/wp-content/uploads/2023/09/WhatsApp-Video-2023-09-11-at-10.21.08.mp4

Acordo mundial para acabar com a poluição plástica pode se tornar uma realidade até o fim de 2024, alimentando as esperanças de um futuro sustentável para todas as pessoas.

🔄 A expectativa da ONU é que seja apresentado um instrumento juridicamente vinculante, que aborde todo o ciclo de vida do plástico e o design de produtos e materiais reutilizáveis e recicláveis.

“Este é um primeiro passo promissor, mas precisamos da colaboração de todos. Devemos trabalhar como uma só pessoa – governos, empresas e consumidores – para quebrar o nosso vício em plásticos, defender o desperdício zero e construir uma economia verdadeiramente circular.”

- António Guterres, secretário-geral da ONU, 5 de junho de 2023.

😱😳 A produção de plástico subiu de 2 milhões de toneladas em 1950 para 348 milhões em 2017, tornando-se uma indústria global avaliada em 522,6 bilhões de dólares. A produção de plástico pode duplicar até 2040.

Os impactos da produção do plástico aprofundam a tripla crise planetária de mudança climática, perda da biodiversidade e poluição.

O PNUMA aponta que podemos reduzir a poluição por plásticos em 8️⃣0️⃣% até 2040, se governos, empresas e pessoas implementarem mudanças profundas e imediatas para a reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação para abandonar o uso de plásticos.

Todas as pessoas podem fazer parte do movimento mundial #CombataAPoluiçãoPlástica, adotando escolhas sustentáveis, como:

🍶 Escolher produtos reutilizáveis ao invés de descartáveis.

📣 Exigir que as autoridades locais, como vereadores, secretários municipais, prefeitos e deputados, melhorem a gestão de resíduos sólidos em sua cidade.

🧴 Solicitar a escolas, universidades ou locais de trabalho que proíbam o uso de plástico descartável e removam plásticos desnecessários de embalagens.

Fonte: UNEP

Anterior
Anterior

A 78ª Assembleia Geral da ONU

Próximo
Próximo

Moda Regenerativa: A Revolução Sustentável nos Guarda-Roupas