Nasce em Florença uma nova certificação de sustentabilidade para a cadeia produtiva da moda

novo padrão para medir a sustentabilidade

Nasce um novo padrão para medir a sustentabilidade de toda a cadeia de suprimentos de acessórios de moda em metal. A certificação, desenvolvida pela Leaf Foundation, uma nova realidade florentina criada para promover valores éticos, ambientais, sociais e econômicos no setor de luxo, garante conformidade com 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A iniciativa, segundo a Fundação, surgiu de um pedido preciso das grifes de moda: de fato, não havia um padrão específico de sustentabilidade para acessórios de metal. Em dois anos, foram coletados dados de mais de 70 empresas (90% das quais europeias e as demais com operações na Ásia), com o objetivo de calcular o impacto ambiental e social da produção.

"Queremos poder abastecer a cadeia produtiva do mundo do luxo com parâmetros objetivos e mensuráveis", diz Giacomo Cortesi, presidente da Leaf Foundation, explicando que "este padrão é 100% Made in Italy: uma raridade absoluta, porque normalmente padrões internacionais não são feitos na Itália".

A iniciativa foi apresentada com um evento em Florença, na presença do prefeito Dario Nardella e do presidente da Região Eugenio Giani. "O setor da moda hoje é um dos que mais investe não só em inovação, mas na sustentabilidade do vestuário, e o trabalho dessa fundação coloca a peça que faltava para ter o mosaico completo", disse Nardella. Para Giani "existem grandes perspetivas, sobretudo a garantia do interesse geral, para proteger a nossa identidade, a nossa marca e os nossos processos produtivos".

Fonte: fashionnetwork

Anterior
Anterior

ModaLisboa anuncia datas de outubro

Próximo
Próximo

Lã regenerativa pode tornar a moda mais sustentável?